
O fundador do Grupo Belov, Aleixo Belov, embarcará em mais uma expedição no dia 12 de abril a bordo do veleiro Fraternidade. A viagem partirá de Salvador, na Bahia, rumo à Sibéria, com uma tripulação mista de brasileiros e russos. O percurso passará pelo norte da Noruega e Sibéria, enfrentando condições extremas.
A jornada contará com o comandante russo Sergei Shcherbakov, especialista em navegação polar e comandante do veleiro Sibéria. Com mais de 60 anos de experiência, Shcherbakov já percorreu 140 mil milhas náuticas e será fundamental para a travessia.
"Ele ama o mar e gosta de navegar, então, quando ofereci a ele a oportunidade de participar dessa expedição conjunta, ele aceitou na hora. Conheci Sergei durante uma viagem de trem pela Transiberiana, de Moscou até o Mar do Japão. Passei por Omsk, onde ele mora, e ele me esperou na estação de trem. Conversamos por alguns minutos e logo reconhecemos nossa paixão comum pela navegação", relatou Belov.
Shcherbakov tem uma longa trajetória no mar. "Ele já cuida de portos e de viagens pelo mar há 60 anos. Começou ainda na escola infantil de vela e se especializou em esportes, mas sempre preferiu expedições. Ele projetou e construiu seu próprio veleiro ao longo de dez anos e, com ele, realizou diversas viagens, incluindo uma expedição à Antártica", destacou Belov.
A equipe será composta por nove tripulantes, organizados em turnos de três horas, sob a supervisão de Belov e, além do desafio técnico, a expedição também será uma forma de celebrar 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Rússia (em 2028). A viagem será realizada sob a bandeira do BRICS (sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Com informações da Fundação Aleixo Belov