Além de uma atuação direcionada para a conquista de objetivos estratégicos importantes como zero fatalidades e prevenção de acidentes de trabalho e ambientais nas suas operações, a Petrobras adota e estimula boas práticas em com fornecedores e parceiros através de programas de excelência.
Entre as premiações está o PEOTRAM - Programa de Excelência Operacional para Transporte Aéreo e Marítimo, que consiste em um sistema de auditorias anuais com o objetivo de buscar a excelência operacional na prestação de serviços de helicópteros e de embarcações de apoio marítimo e especiais. Os finalistas do Ciclo 2024 do PETROAM foram premiados na tarde desta terça-feira (18) no Auditório do Cenpes - Centro de Pesquisas da Petrobras, localizado no Rio de Janeiro - RJ. Para receber o prêmio, o diretor André Weber Carneiro representou o Grupo Belov no evento.
O Grupo Belov iniciou a jornada neste programa em 2017 e, desde então, tem investido continuamente para alinhar suas práticas à gestão estratégica. Esse compromisso com a melhoria contínua se desdobra em todos os níveis da organização para impactar positivamente os resultados e a qualidade dos serviços. Para Weber, "o prêmio reflete o compromisso da empresa com a excelência operacional, a superação de metas e o respeito ao meio ambiente, sempre abaixo do pilar inegociável da segurança".
O PEOTRAM é utilizado como critério nos processos de contratação da Petrobras e, desde 2021, é adotado para análises dos requisitos de emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas. O ganho em economia de combustível, por exemplo, está associado à redução das emissões de CO2, e alinhado aos objetivos e metas de descarbonização da Petrobras. A pontuação das empresas que participam destes programas também é utilizada como diferencial competitivo nas licitações de embarcações.