O Grupo Belov assinou acordo de parceria com um dos mais renomados grupos de resistência, identidade e cultura negra do país, o Ilê Aiyê, assumindo o papel de mantenedor oficial do Plano Anual 2025 da associação cultural.
O apoio, selado no dia 08 de janeiro, acontece em um momento importante e integrando o planejamento anual da empresa, que prevê mais capilaridade nas ações ESG. “Histórica e culturalmente, a Belov atua no apoio às comunidades e às instituições que estão no seu entorno. Está no DNA da empresa. E estar junto ao Ilê Aiyê nos enche de alegria”, comenta o diretor administrativo financeiro, Luiz Alberto Sant’Ana.
O “Plano Anual 2025: Ancestralidade em Evidência” representa mais do que um calendário de eventos do Ilê. Ele tem como objetivo assegurar os recursos necessários para que a entidade possa promover ações de cunho cultural e educativo, e alcançar novas gerações e novos territórios. “Para nós, é um prazer gigantesco participar desse projeto e poder contribuir com o fomento à cultura afro, à cultura baiana e à cultura brasileira. A educação através da cultura tem um potencial transformador, e é nisso que a Belov acredita”, diz Sant’Ana.
Além de representantes do Ilê Aiyê e do Grupo Belov, o evento de assinatura contou com a presença da presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Maria Marighella, e do assessor da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Rafael Manga, representando o secretário Bruno Monteiro.
O primeiro evento com o novo apoio já tem data para acontecer. Trata-se da cerimônia de premiação do 51º Festival de Música Negra (FMN) do Ilê Aiyê, a ser realizado no dia 26/01, às 16h, na sede da associação, a Senzala do Barro Preto, localizada no Curuzu, em Salvador/BA, com apresentações de finalistas, da Band’Aiyê, e atrações convidadas.
Conheça outros eventos previstos:
- Festival de Música Negra (Janeiro): Seleção da música-tema do Carnaval, alinhada ao tema “Kenya, o Berço da Humanidade”.
- Noite da Beleza Negra (Fevereiro): Celebração que elege a Deusa do Ébano, simbolizando a força e beleza da mulher negra.
- Carnaval do Ilê Aiyê (Março): Três dias de desfiles vibrantes pelos circuitos carnavalescos de Salvador, conectando tradição e inovação.
- Arr’Aiyê do Ilê (Junho): Uma festa junina que une raízes nordestinas e afro-brasileiras, com música e gastronomia típica.
- Semana da Mãe Preta (Setembro): Palestras, oficinas e eventos em homenagem à Mãe Hilda, destacando a força da mulher negra.
- Festival Erê (Outubro): Celebração com crianças e jovens da Escola Band’Erê, promovendo cultura e educação.
- Novembro Azeviche (Novembro): Participação em eventos durante o mês da Consciência Negra, com foco em resistência e representatividade.
- Aniversário do Ilê Aiyê (Novembro): Comemoração dos 51 anos da instituição, com ensaio especial na Senzala do Barro Preto.
- Lançamento do Tema do Carnaval 2026 (Dezembro): Apresentação da temática para o próximo Carnaval.
- Ensaio Especial (Dezembro): Festa de encerramento do ano na sede da instituição, com ações especiais para crianças em situação de vulnerabilidade.
Sobre o Ilê Aiyê
Fundado em 1974 no bairro do Curuzu, em Salvador, o Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro do Brasil e um ícone da cultura afro-brasileira. Reconhecido por sua trajetória de resistência e promoção da identidade negra, a instituição celebra 50 anos de história, completados em 2024, consolidando-se como um patrimônio cultural vivo da Bahia e do Brasil. Ao longo de cinco décadas, o Ilê Aiyê tem se destacado por seus projetos culturais e educacionais, que transformam a vida de milhares de pessoas, além de sua apresentação no Carnaval, que desperta expectativa de admiradores nacionais e internacionais.
Fotografias de Fabrício Rocha/Caderno 2 Produções