O engenheiro, mergulhador e velejador Aleixo Belov, fundador do Grupo Belov, tomou posse como membro da Academia de Letras e Artes de Salvador, ocupando a cadeira de número 19, que tem como seu patrono o jurista, sociólogo, filósofo, professor e advogado Antônio Luiz Machado Neto. A solenidade, realizada no Salão Nobre do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), destacou as publicações feitas por Aleixo Belov, ao longo de seus anos como navegador, narrando suas histórias em 10 livros já lançados, além de projetos em andamento, como a sua autobiografia.
Em seu discurso, Aleixo Belov ressaltou que em suas viagens “sempre recolhia coisas que achava importante, como obras de arte, esculturas, elementos da cultura local, além de ter todas as cartas náuticas, onde registrei os caminhos e por onde passei, e com isso, resolvi, fundar o Museu do Mar, porque eu tinha receio de que tudo se perdesse, e assim, deixar um legado para sociedade”.
Para as empreas criadas por Alexio, é uma honra fazer parte da vida de um homem de muitos talentos e o parabenizam por mais esse reconhecimento, salientando a crença de que mais títulos de reconhecimento ainda estão por vir.